Quando pensamos em envelhecimento devemos levar em consideração os mais variados agravantes, como luz ultravioleta, poluição, tabagismo e outros fatores. Além disso, envelhecimento da pele se torna visível com a chegada da menopausa devido aos níveis baixos de DHEA – conhecido como o hormônio da juventude. Neste período, a produção de colágeno diminui e acontece uma redução progressiva de ácido hialurônico e outros componentes que ajudam a preencher a pele, aumentando a flacidez e as rugas.
É possível classificar o envelhecimento cutâneo em dois tipos:
1) Intrínseco ou cronológico: caracterizado por alterações genéticas e metabólicas, levando à perda crescente de colágeno e degeneração tecidual;
2) Extrínseco: ligado à interação da pele com o meio ambiente, sendo afetado pelos hábitos de vida de cada pessoa.
Ao longo desse período, a pele pode ficar:
– Ressecada
– Sem elasticidade
– Mais fina
– Com manchas
– Rugas
– Sensível
– Muito seca ou oleosa
-Nos antebraços, pode ocorrer dermatoporose, que é um afinamento da pele dos braços, associado a manchas roxas.
A pele madura se torna mais fina e sensível, além da diminuição da renovação celular e da secreção sebácea. Por isso durante a higienização, opta-se por loções que proporcionam limpeza profunda, mantendo sua umidade natural.
Os hidratantes devem ser em creme ou loção cremosa, de preferência associados à substâncias que tratem as principais necessidades, como agentes tensores como o retinol, antioxidantes e clareadores como a Vitamina C.
Já os filtros solares devem ter ação de barreira, preservando a nutrição da cútis. Procedimentos complementares como lasers para clareamento e estímulo do colágeno, peelings, toxina botulínica para rugas, preenchimentos nas minimizar a perda do sulco e contorno sendo recomendados com a finalidade de amenizar os sinais do tempo na pele. Para flacidez utilizamos os bioestimuladores do colágeno, como Sculptra e Radiesse.
Nesta fase, muitas pessoas exageram em busca da juventude perdida e acabam piorando ainda mais o aspecto da face então use sempre produtos específicos pada sua idade pois produtos mais pesados em uma pele jovem ou leves em uma pele madura, além de não surtirem o efeito desejável, podem ser prejudiciais. Por esse motivo é importante enfatizar que cada faixa etária tem as suas particularidades e exige uma cosmética diferente