Quais os cuidados com a pele madura?

Dra. Gabrielle Adames

Quando pensamos em envelhecimento devemos levar em consideração os mais variados agravantes, como luz ultravioleta, poluição, tabagismo e outros fatores. Além disso, envelhecimento da pele se torna visível com a chegada da menopausa devido aos níveis baixos de DHEA – conhecido como o hormônio da juventude. Neste período, a produção de colágeno diminui e acontece uma redução progressiva de ácido hialurônico e outros componentes que ajudam a preencher a pele, aumentando a flacidez e as rugas.

É possível classificar o envelhecimento cutâneo em dois tipos:

1) Intrínseco ou cronológico: caracterizado por alterações genéticas e metabólicas, levando à perda crescente de colágeno e degeneração tecidual;

2) Extrínseco: ligado à interação da pele com o meio ambiente, sendo afetado pelos hábitos de vida de cada pessoa.

Ao longo desse período, a pele pode ficar:

– Ressecada

– Sem elasticidade

– Mais fina

– Com manchas

– Rugas

– Sensível

– Muito seca ou oleosa

-Nos antebraços, pode ocorrer dermatoporose, que é um afinamento da pele dos braços, associado a manchas roxas.

A pele madura se torna mais fina e sensível, além da diminuição da renovação celular e da secreção sebácea. Por isso durante a higienização, opta-se por loções que proporcionam limpeza profunda, mantendo sua umidade natural.

Os hidratantes devem ser em creme ou loção cremosa, de preferência associados à substâncias que tratem as principais necessidades, como agentes tensores como o retinol, antioxidantes e clareadores como a Vitamina C.

Já os filtros solares devem ter ação de barreira, preservando a nutrição da cútis. Procedimentos complementares como lasers para clareamento e estímulo do colágeno, peelings, toxina botulínica para rugas, preenchimentos nas minimizar a perda do sulco e contorno sendo recomendados com a finalidade de amenizar os sinais do tempo na pele. Para flacidez utilizamos os bioestimuladores do colágeno, como Sculptra e Radiesse.

Nesta fase, muitas pessoas exageram em busca da juventude perdida e acabam piorando ainda mais o aspecto da face então use sempre produtos específicos pada sua idade pois produtos mais pesados em uma pele jovem ou leves em uma pele madura, além de não surtirem o efeito desejável, podem ser prejudiciais. Por esse motivo é importante enfatizar que cada faixa etária tem as suas particularidades e exige uma cosmética diferente

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Recent Posts

Sobre

Gabrielle Adames

Sou Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), à qual me dediquei com muito carinho e empenho e onde tive certeza que gostaria de seguir aprofundando os estudos na dermatologia. Concluí, então, a pós graduação em Dermatologia pelo Hospital Central do Exército (HCE) no Rio de Janeiro- RJ.

Newsletter

Receba todos os meses as nossas informações sobre a Clínica Gabrielle Adames. 

Posts Relacionados